Descrição
Resumo
Este documento constitui a segunda publicação efetuada no âmbito do projeto "Questionário Função TIC nas CMP" que tem como objetivo efetuar a caracterização da função TIC/Informática nas câmaras municipais portuguesas, permitindo assim obter uma imagem completa e integrada dos esforços e conquistas que as câmaras municipais têm vindo a alcançar em relação à utilização das TIC/informática para melhorar o seu funcionamento interno e a sua interação com os munícipes.
Após um interregno de alguns anos, a edição de 2019 do estudo, realizada através de questionário online enviado às 308 câmaras municipais portuguesas, incluiu um conjunto de questões versando aspetos como o perfil do responsável pela função TIC/Informática, os recursos humanos e financeiros afetos à função TIC/Informática, a organização e governação da função TIC/Informática, as infraestruturas tecnológicas existentes, as aplicações e serviços de informação disponíveis, e a conformidade de atuação da câmara com regulamentos, diretivas e orientações publicadas na área das TIC.
Esta edição foi realizada em 2019 pela Universidade do Minho (UM) com apoio da Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e promovido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Referência Bibliográfica
Soares, D., Amaral, L., Ferreira, L., Lameiras, M. e Ramos, L. (2019). Caracterização da Função TIC/Informática nas Câmaras Municipais Portuguesas. GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação. Universidade do Minho, Guimarães.
Autores
Autores Externos